sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho

1- Defina com suas proprias palavras o que são temas geradores?
R: São fios condutores e geradores de atividades infantis que procuram ampliar o horizonte da investigação e aprendizagem infantil explorando os fatores culturais e sociais envolvidos tanto na escolha do tema como no seu desenvolvimento, tudo isso partindo do interesse da criança.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.
R: Temas cíclicos: originam-se de festas, eventos ou comemorações periodicamente celebradas ex: carnaval, páscoa e índio, dia do trabalho e dia das mães...
Temas contextualizados, de origem sociocultural: são propostos pela criança, suas familias e os contextos que as rodeiam, apartir de seus interesses imediatos, determinados pelos valores, problemas ou costumes sociais.
3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
R: 1ª. Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado.
Nem sempre o assunto que interessa uma criança, vai interessar a todas, por isso devemos variar as atividades de acordo com o tema, de modo a ampliar o universo de conhecimento das crianças, variando os subtemas. Devemos ouvir os interesses da crianças mesmo quando não são sobre os temas trabalhados, assim damos origem a novos temas.

2ª. Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos.
É necessário garantir que as crianças compreendam a heterogeneidade que caracteriza nossa sociedade. Ao desenvolver o tema familia, é imprescindível levar em conta as situações frequentes de pais separados, ou ausencia, morte ou desconhecimento do pai ou da mãe, evitando idealizar daterminadas situações familiares em detrimento de outras.

3ª. Imprimir aos temas uma visão flexivel e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada.
Ao desenvolver o tema "índio" é necessario situá-lo no Brasil, hoje, explorando a história, fatos concretos, costumes e problemas reais, inserindo-o, ainda, no tema mais geral das etnias e de sua diversidade cultural.

4ª. Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas.
Devemos evitar a cristalização de dogmas ou de valores acríticos. Nesse sentido, ao desenvolver o tema "pátria", por exemplo, é necessário não romantizar ou idealizar a figura do soldado, da polícia ou das armas, mas explorar vivamente, ao contrário, a questão dos direitos e deveres, ou seja, da cidadania.

5ª. Para que a exploração do tema não fique limitada à experiência direta e ao senso comum temos que favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas.
Devemos levar em conta o conhecimento que a criança tem nas diferentes etapas do seu desenvolvimento: interever e levar informações para que ela construa ou reconstrua seus conhecimentos e compreensão. Para isso é necessário que o educador conheça o desenvolvimento infantil e o tema em questão.

6ª. Variar a duração dos temas de acordo com sua amplitude e com o interesse da turma.
Um tema pode se desdobrar em subtemas, o que exigirá uma duração maior. Temas cíclicos, festividades podem durar menos, cabendo ao professor amplia-lo ou evitar o prolongamento indefinidamente, desgastando o grupo e as próprias atividades realizadas.

7ª. Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema.
O tema é fio condutor e, dessa forma, ele move e, ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos. Ao desenvolver cada tema, é preciso prever quais conhecimentos possivelmente estarão em jogo, e como as crianças poderão reconstruí-los nas diferentes atividades.
Para subsidiar o trabalho com temas geradores é necessário, pois, definir que conhecimentos são esses, e como se articulam em torno dos temas.

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