segunda-feira, 30 de julho de 2007

Comparação das tendências pedagógicas!

Tendência Romântica
Descrição Geral
A pré-escola é um jardim, as crianças são as flores ou sementes, a professora é a jardineira.

Teóricos
Froebel
Decroly
Montessori

Ensinar
É importante o simbolismo infantil;
Caráter lúdico é o determinante da aprendizagem da criança;
Sala de aula está em toda parte;
Necessidade gera interesse;
Utilização de materiais específicos que visam a promover a aprendizagem nas diferentes áreas.
Construção da personalidade através do trabalho, liberdade e ordem.
Construção de autodisciplina através de respeito e normalização.

Aprender
A criança se desenvolve através de atividades espontâneas e construtivas.
A aprendizagem se dá através de três tempos: observação, associação no tempo e espaço, e a expressão.
A criança absorve o meio.

Objetivos
Os três teóricos apesar de propostas diferentes são românticos.
A educação deve favorecer o desenvolvimento natural.

Pontos negativos
As necessidades apontadas são de adultos e não de crianças.
O professor vê o aluno como espectador.

Tendência cognitiva
Descrição Geral
A criança é sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes.

Teórico
Piaget

Ensinar
A escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação das crianças, favorecendo a realização de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrio e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

Aprender
O desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio. Esse é o eixo central.
O processo de desenvolvimento é influenciado pelos seguintes fatores: maturação, exercitação, aprendizagem social, equilibração.

Objetivos
Os objetivos dessa educação são: formar homens criativos, inventivos, descobridores, pessoas ativas e construir a autonomia.
A educação deve favorecer o desenvolvimento cognitivo.

Pontos negativos
Não levam em consideração as interferências de classe social, cultura e sexo.
Os processos cognitivos predominam sobre o sócio afetivos na determinação do desenvolvimento infantil.
Atividades lúdicas são o centro e não a criança histórica e socialmente situada com suas atividades reais e significativas.

Tendência crítica
Descrição Geral
A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeito ativos, cooperativos e responsáveis.

Teórico
Freinet

Ensinar
Ênfase maior é dada ao trabalho - as atividades manuais são consideradas tão importantes quanto as intelectuais.
A atividade fundamental da escola dinâmica popular é o trabalho/jogo.
As crianças são ensinadas através de: aulas passeio, desenho livre, texto livre, etc.

Aprender
Os frutos do trabalho organizado são: Disciplina e autoridade.
A aquisição de conhecimento deve ser de forma significativa e prazerosa.

Objetivos
Construção da autonomia e da cooperação.
Enfrentamento e soluções de problemas.
Responsabilidade e criatividade.
Comunicação e expressão em todas as formas e particularmente ao nível da linguagem.
A educação deve favorecer a transformação do contexto social.

Pontos negativos
Ausência dos aspectos referentes as descriminações de sexo e cor.
Professor é o escriba da turma.

Conclusão
Com esse trabalho aprendi que as três tendências apesar de ter visões diferentes de educação e criança, cada uma teve sua importância para suas determinadas épocas. E muitas vezes precisamos juntar propostas de duas tendências para melhor resultado na educação infantil.

domingo, 29 de julho de 2007

Poesia sobre criança!!!




Crianças




Soltando a imaginação


uma menina dizia


em suave melodia


numa terna invocação:




Eu sou a criança


eu sou o amor


eu sou a esperança


dum mundo melhor




Ajude-me a erguer


quando tropeço


com todo o carinho


que sempre mereço




Ensine-me a enfrentar


o mundo que avança


a trilhar meu caminho


com mais segurança!




Eu sou o futuro...


Eu sou a esperança!




de Isabel Correia da Silva Sousa


São Paulo - SP

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Mão esquerda! Dinâmica 23/07


Mão Direita! Dinâmica 23/07


PARA REFLETIR

  • "O conhecimento é orgulhoso por ter aprendido tanto; a sabedoria é humilde por não saber mais." (William Cowper).
"Saber o que é possível, é o começo da felicidade."
  • "Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar". (William Shakespeare).
  • "Você sabe muito mais do que você acha que você sabe. Ao invés de perguntar: "Como eu posso fazer?", pergunte: "Eu posso fazer?" - Tem algumas decisões na vida que só você pode tomar.

quinta-feira, 26 de julho de 2007